Resultados ruins na sua empresa? Descubra agora como inverter esse jogo!

Um dos maiores desafios que percebemos nas organizações é a “departamentalização”, ou seja, a separação individualizada de cada setor dentro da empresa.

Isso acontece por muitos fatores, como falhas na comunicação, falta de análise de resultados e baixa integração dos colaboradores. No entanto, a metodologia OKR surge para resolver este problema e ser uma grande aliada no alinhamento da sua equipe.

  • Mas o que são OKRs? 

Os “objectives and key results” surgiram na década de 70, introduzidos por Andy Grove, cofundador da Intel, baseado em Peter Drucker. O método ficou ainda mais conhecido pela utilização no Google, que cresceu de 40 funcionários para mais de 60 mil, em pouquíssimo tempo.  Este modelo tem o objetivo de alinhar resultados de uma maneira simples e leve, além de permitir uma gestão ágil de desempenho do seu negócio.

Isso quer dizer que os OKRs são um conjunto de objetivos inter relacionados que contribuem para a estratégia da organização, e podem ser alcançados de forma individual ou coletiva. Além disso, as análises desses resultados devem ser divulgadas e conhecidas por todos os funcionários, elevando a produtividade, reduzindo o estresse e aumentando a motivação da equipe.

  • Como utilizar o método no meu negócio

A aplicação dos OKRs pode ser mais fácil do que você imagina. Ela pode ser feita como uma ferramenta de comunicação interna, integrando as equipes através de objetivos alinhados à cultura organizacional da empresa, ou inseridas no cotidiano das pessoas.

Na maioria das vezes, são as equipes que definem o que será feito, ficando a cargo do gestor fazer a validação. Assim, fica muito mais fácil para os colaboradores entenderem e executarem as atividades para atingir os objetivos.

Comece organizando prioridades 

Enumere objetivos “O”: Eles devem ser curtos, qualitativos, inspiradores, abrangentes, não detalhados e envolvendo todos os setores do negócio. Dentro disso, é importante designar prazos reais e adaptáveis a empresa, e os responsáveis por cada ação.

Fique ligado na dica: para que as metas fiquem mais claras, use verbos que motivem, desafiem e ofereçam senso de propósito, como: conquistar, lançar, gerar etc.

Analise os resultados-chave “KRs”: Eles são o conjunto de métricas que medem o progresso, e se atingidos, resolvem o objetivo. Para isso, enumere de 2 a 5 métricas para acompanhar o andamento de cada objetivo. Elas devem ser quantitativas, desafiadoras, viáveis e mensuráveis de forma numérica. Vale lembrar que são metas e não tarefas.

Por fim, crie iniciativas que visem atingir os “KRs” desejados. Ou seja, pense em formas, planos e projetos que facilitem o alcance de resultados.

Acompanhe os OKRs

É recomendado realizar no mínimo uma reunião mensal voltada completamente para a análise do progresso da empresa em direção aos seus objetivos. E lembre-se: a pontuação dos OKRs é de 0 a 100, dividido igualmente entre os KRs. Caso seu resultado esteja acima de 60, ele é positivo.

OKRs com resultados piores do que o esperado. Por quê?  

Embora seja simples, essa metodologia não trabalha de maneira fixa. Isso quer dizer que os resultados são obtidos também de acordo com a adaptação da empresa às mudanças necessárias em sua estratégia.

Existem erros muito comuns ao realizar o método OKRs, que acabam impossibilitando o desenvolvimento de resultados positivos. Por isso, fique atento aos seguintes equívocos:

Criar muitos OKRs e perder o foco

Não adianta fazer uma lista imensa se você e sua equipe podem não conseguir cumpri-la. Por isso, os objetivos e resultados-chave devem ser concisos e claros para não haver margem para dúvidas e falta de priorização.

Falta de alinhamento 

É muito importante que a equipe esteja ciente das métricas, objetivos e também do papel de cada colaborador dentro desse processo. A falta de alinhamento pode acarretar em baixo engajamento do time e em resultados ruins. Dessa forma, deixe os OKRs expostos na sua empresa para que todos possam ver e desenvolver o sentimento de pertencimento e responsabilidade dentro dos pontos definidos.

Não acompanhar metas 

Assim como os problemas da empresa, as metas também são mutáveis. Afinal, não corrigimos diferentes falhas sempre com a mesma solução. Faça reuniões constantes para debater o desenvolvimento desse processo e sinta-se livre para mudá-lo caso necessário.

Não cristalize ideias: REESTRUTURE-AS!

Ter resultados ruins e fora do esperado já significam uma resposta, por isso, correções de rota são essenciais. Investir energia em uma estratégia que está fadada ao fracasso é desperdiçar tempo e recursos dentro da sua empresa.

  • O que fazer agora? 

Existem algumas dicas que podem te ajudar a inverter esse jogo e desenvolver melhor os OKRs ao seu favor.

Crie modelos pilotos

Antes de utilizar o método em toda a empresa, comece experimentando em times que já se comunicam bem e tenham prática no alinhamento de metas.

Treine sua equipe

Explique para o seu time a importância desse processo e desperte neles o desejo de participar dessa conquista. Afinal, o crescimento da empresa também depende dos seus colaboradores.

Desdobre os OKRs para os times

Cada setor do negócio deve propor OKRs para contribuir com o alcance dos resultados como um todo. Vale ressaltar que 60% deles são definidos pelos times e 40% pela administração. Portanto, dê espaço para a participação da equipe.

Sua empresa tem encontrado dificuldades para implementar os OKRs? Fale com quem entende de negócio e marque já uma reunião com a Binari Consultoria através do link acima.