Conheça o sistema Open Banking: o novo facilitador financeiro do seu negócio

  • O que é Open Banking? 

Na tradução literal, Open Banking significa “banco aberto” e esse conceito tem um princípio bem simples: dar ao consumidor mais opções e liberdade para transferir suas informações financeiras de uma instituição para outra.

Isso acontece porque a premissa do Open Banking é ter APIs abertas – ou seja, ter uma base de tecnologia disponível para que um ecossistema financeiro seja criado ao redor das instituições.

Esse novo modelo também permite ampliar a oferta de produtos e serviços financeiros, trazendo mais concorrência e competição para o mercado.

  • Como funciona na prática?

Com o Open Banking, não é preciso usar inúmeros aplicativos para ter acesso às informações financeiras da empresa. Basicamente, com o consentimento do cliente, os bancos podem conhecê-lo e trabalhar em propostas que atendam melhor às suas demandas, criando um relacionamento completamente personalizado.

Por fim, isso favorece a educação financeira e ainda estimula uma grande economia de tempo e dinheiro.

Possibilidades do Open Banking

Atualmente, uma instituição não tem informações sobre o relacionamento de determinado cliente com outras empresas, mas com o Open Banking, o correntista pode permitir o compartilhamento dos próprios dados com outros bancos e fintechs.

Dessa forma, o sistema financeiro aberto traz mais possibilidades aos clientes de pessoas físicas e jurídicas, além de abrir um leque para a redução de custos bancários para a instituição.

  • Qual o impacto dessa tecnologia nas empresas?

O Open Banking estimula a concorrência pela oferta de produtos e serviços focados na experiência do cliente. Isso acontece porque além dos bancos tradicionais, demais instituições financeiras, de pagamento, fintechs e outras organizações autorizadas pelo Banco Central farão parte do sistema.

Mais autonomia financeira

Pensando pela ótica das empresas, essa nova tecnologia possibilita ao empreendedor ter mais controle sobre as finanças do seu negócio, através de novas soluções de crédito e de investimentos.

Assim, o profissional pode comparar as opções e condições disponíveis com os serviços que já utiliza, melhorando o fluxo de recursos e sua gama de possibilidades empresariais.

Menos burocracia 

Outro ponto importante é a redução da burocracia e das taxas de juros para a antecipação de recebíveis. Afinal, esta questão é fundamental para as empresas que precisam de recursos imediatos para o fluxo de caixa, já que isso evita a contratação de outras modalidades de crédito ou, até mesmo, o uso do cheque especial, que possui uma das taxas de juros mais caras do mercado.

Quer saber mais sobre o Open Banking e entender como usá-lo a favor do seu negócio? Nós podemos te ajudar! Marque sua primeira reunião com a Binari através do site www.binariconsultoria.com.br