Crescer para contratar ou contratar para crescer?

Administrar uma empresa é um desafio constante e, mesmo nos momentos iniciais, todo empreendedor sonha em ver o seu negócio decolando e se destacando no mercado. Mas, para isso, é preciso ficar atento a uma série de ações, planejar o crescimento empresarial e de equipe, e se dedicar muito no trabalho e no esforço para fazer acontecer.

Todo empresário chega a um momento em que não sabe se existe ou não a necessidade de contratar um colaborador para que sua empresa cresça. Principalmente depois da pandemia, em que houve uma onda de fechamento de empresas causada pelas crises econômicas no país e o isolamento, muitos setores estão procurando novas pessoas para contratar. Afinal, ainda existem muitos pequenos empresários que estão otimistas com o futuro e resolveram investir ou até mesmo expandir seus negócios.

Quando devo contratar?

O momento ideal para pensar em contratar alguém é quando surgirem os primeiros sinais de sobrecarga de tarefas, ou seja, quando você ou seus sócios já estão lidando com atrasos na entrega do serviço proposto ou quando percebem que a qualidade oferecida tem decaído. Por outro lado, é importante estar atento se essa queda do rendimento diz respeito ao acúmulo de funções ou se é resultado de processos mal desenhados. Assim, você deve analisar não apenas seu montante de trabalho, mas o rendimento de cada etapa de produção.

Cada empresa possui uma realidade e uma sazonalidade em relação a lucros e rotina de trabalho. Por isso, você deve analisar se a contratação deverá ser fixa ou para uma demanda temporária, como um comércio com volume maior no fim de ano, por exemplo. O empreendedor precisa entender se a demanda de trabalho está crescendo ou se é apenas um ponto fora da curva. Se não for algo extraordinário, sim, é a hora de contratar.

Outro ponto importante é avaliar qual tipo de colaborador você precisa. Alguém com conhecimentos específicos ou mais gerais? Uma pessoa mais nova ou mais velha? Lembre-se de que a equipe também precisa ter a cara da empresa. Dessa forma, busque perfis que sejam compatíveis com as suas expectativas e com as demandas que o cargo exige, evitando problemas de não adaptação mais tarde.

Reflita antes de contratar

A grande maioria não faz contratações em momentos de instabilidade econômica ou quando calcula-se que não haverá um retorno suficiente para isso. Ainda mais quando se trata de profissionais altamente especializados, que têm um custo maior. Ou seja, se há necessidade de contratar novos colaboradores com esse perfil é porque a sua empresa está se desenvolvendo. A contratação de profissionais especializados contribui para que o seu negócio cresça de maneira sustentável, ao mesmo tempo em que agrega valor aos produtos e serviços oferecidos.

É importante lembrar que toda empresa deseja crescer, mas para isso, é importante que esse crescimento seja estratégico e siga um planejamento. Do contrário, a evolução da empresa pode se tornar um problema, influenciando até mesmo a qualidade do produto e serviço que o seu negócio oferece. Ao perceber o crescimento empresarial, é necessário avaliar os limites desse crescimento, e quais medidas precisam ser tomadas para estruturar melhor as operações do negócio, sustentando o aumento da demanda sem perder a qualidade.