Como organizar o dinheiro do seu negócio?

consultoria financeira empresarial binari consultoria

Formas de distribuir o seu fluxo de caixa gerando segurança e proteção das movimentações financeiras presentes e futuras.

O Fluxo de Caixa é um instrumento de gestão, da área financeira, que projeta os recursos financeiros do negócio nos períodos futuros. São contabilizadas operações de entrada e saída do caixa, sendo possível prever o saldo do período em questão. Para se ter um negócio saudável, é essencial que seu fluxo de caixa seja organizado e bem programado, evitando cair nas armadilhas de algumas despesas financeiras (cheque especial, multas, juros e mora etc.).

Pensando nisso, recomendamos algumas formas de tornar isso mais fácil:

  • Calculando seus gastos mensais

Entende-se como caixa todo o valor em dinheiro disponível para o negócio, em espécie ou depositados em contas de instituições financeiras. O primeiro passo é conhecer os gastos no período de 30 dias, seja através de planilhas, anotações ou sistemas, e que suas receitas naquele período sejam suficientes para cobrir esses valores. Basicamente o negócio precisa gerar lucro como etapa inicial.

  • Reserva de segurança

A partir do momento que o negócio começa a ser superavitário, a segunda etapa passa a ser reservar o lucro do período anterior com objetivo de montar uma reserva que seja o suficiente para cobrir os gastos de mais 30 dias, calculados na primeira etapa. O benefício é que qualquer oscilação pontual nas suas receitas não afete o funcionamento do negócio, visto que a reserva de segurança estará disponível para cobrir essas situações.

  • Provisionamento

Após o caixa do seu negócio ser capaz de cobrir os gastos do período corrente e de mais um período futuro, totalizando 60 dias, passa a ser necessário desenvolver uma reserva para pagamentos futuros que provavelmente vão acontecer. Primeiramente é necessário fazer um cálculo para se saber o montante necessário. Os principais valores para provisionamento são os de caráter trabalhista, como 1/3 de férias, 13º salário de funcionários, multa do FGTS por demissão sem justa causa, entre outras situações. Sabendo o valor desta provisão, reserve até atingir este montante.

  • Reserva de conforto

Chegando nesta etapa, o negócio se encontra em uma situação mais confortável. Recomenda-se ainda reservar valores suficientes para se cobrir mais 30 dias de gastos, portanto, totalizando o necessário para cobrir os 30 dias correntes, mais 60 dias de períodos futuros. Esta etapa finaliza a proteção ao operacional do seu negócio.

  • Fundo para investimentos

A prosperidade e organização do seu negócio te proporciona chegar a esta etapa. O objetivo aqui é reservar valores para investimentos no próprio negócio, seja na capacitação e desenvolvimento da equipe, adquirir ou renovar equipamentos e estrutura física, ou ampliação de patrimônio. Também pode ser necessário reservar valores para alguma situação mais grave que possa reduzir suas proteções anteriores e ser necessário mais aportes para estabilização do negócio, como podemos vivenciar na pandemia da Covid-19 por exemplo. Para cada situação, faça a previsão de valores e a respectiva reserva.

  • Resgates para a Pessoa Física

Por fim, com seu negócio bem protegido das diversas situações possíveis que possam aparecer, é justo que possam ser feitos resgates para a pessoa física, em forma de viagens, realização de sonhos, investimentos, ou o que mais desejar.

 

Seguindo estas etapas com disciplina e organização, o caixa do seu negócio fica protegido e sua empresa passa ter um crescimento sustentável. Fortalecer seu negócio como pessoa jurídica, para depois começar a se beneficiar como pessoa física, mantém sua fonte de renda mais segura e  bem planejada, sem sufocamento, e torna seu futuro mais próspero em todos os sentidos.