Por mais contraditório que possa parecer, um dos grandes desafios enfrentados por empresas que já cresceram é, justamente, continuar crescendo. Isso acontece porque durante a jornada no mercado, é fácil se perder do propósito inicial do negócio.
Caso esse seja o desafio da sua empresa, o mais importante é saber que a forma mais sustentável de crescer e garantir longevidade é focar numa estratégia eficiente de Core Business. Como a tradução literal do termo já indica, o termo refere-se à atividade principal de uma empresa. Na prática, é a ideia que representa o que uma organização sabe fazer de melhor.
A partir de uma definição clara do Core Business, todo o seu planejamento estratégico vai ser construído. Assim, torna-se mais simples alcançar as metas estipuladas e expandir seu negócio com foco e precisão. Além disso, todos os stakeholders — acionistas, colaboradores, fornecedores e outras pessoas impactadas — passam a compreender qual é, de fato, o seu negócio. Assim, você consegue se posicionar melhor na sua área de atuação no mercado.
Agora, dá para imaginar o que a falta de foco nessa atividade pode fazer com sua empresa? Além de perder tempo, oportunidade e investimento, não definir seu Core Business pode fazer com que você deixe de conhecer o seu mercado e, consequentemente, diminuir sua margem de lucro e sucesso empresarial.
Dessa forma, é importante olhar o negócio como um todo e analisar quais as suas atividades principais, o que deu origem à empresa e qual a razão dela existir. A resposta a algumas perguntas poderá ajudá-lo a definir o Core Business:
– Quem são meus principais clientes?
– Quais produtos ou serviços ofereço a esses clientes?
– Quais canais de venda utilizo?
– Quem são meus concorrentes e quais são os diferenciais que ofereço a meus clientes?
Vale lembrar que sua empresa pode ter mais de um Core Business, mas sempre com muito cuidado para não definir um foco muito amplo. Se houver mais de um, o ideal é que os negócios tenham afinidade entre si, ou que sejam direcionados aos mesmos clientes.
Para ilustrar, imagine que o Core Business de uma livraria sempre foi a venda de livros impressos. Porém, com o crescimento de versões digitais das publicações, a empresa passou a comercializar também equipamentos, como tablets, que permitem a leitura. Ou seja, a empresa ampliou sua oferta de produtos, mas dentro do mesmo nicho.
Confira quatro dicas para definir e explorar seu Core Business:
1. Saiba as particularidades do que vende
O primeiro passo para definir qual é o Core Business do seu negócio é saber quais são as principais características e particularidades do produto ou serviço que você oferece ao seu público-alvo.
2. Tenha clareza do diferencial em relação à concorrência
O que você pode oferecer de diferente para a sua persona? Responder esse questionamento também é um excelente indicativo do que a sua empresa realmente faz e de qual é a essência do seu negócio.
3. Explore as oportunidades do mercado
De acordo com o sucesso do seu negócio, ele pode expandir os seus nichos de atuação, por exemplo. Mas lembre-se: tudo isso só pode ser feito quando você já tiver a sua atividade principal.
4. Estabeleça uma estratégia de crescimento
Independentemente de qual seja a sua área de atuação, qualquer empresa quer alcançar melhores posições e expandir os seus resultados. Isso só é possível com uma estratégia de crescimento, que vai ser feita de acordo com o Core Business. A partir da atividade principal, fica mais fácil definir as estratégias mais eficientes.