Nos últimos anos, a pauta ambiental tem ganhado cada vez mais força diante da sociedade e do universo empresarial. Apenas em 2021, os termos mudanças climáticas e sustentabilidade foram os mais buscados no Google.
Este despertar para a preocupação com a natureza tem feito cada vez mais parte das escolhas dos consumidores, que tendem a buscar por empresas conscientes ambientalmente e que possuem práticas sociais efetivas.
Por conta disso, o mundo corporativo entendeu que a longevidade do negócio está diretamente ligada ao seu desempenho e a minimização dos seus impactos negativos no meio ambiente. Foi por esse motivo que o termo “ESG” ganhou espaço não somente no mercado brasileiro, como também no mundo todo.
Deseja alinhar a sua empresa e gestão com as práticas de Environmental, Social and Governance? Continue a leitura e entenda tudo sobre ESG e como incluí-lo na realidade do seu negócio.
O que é uma empresa ESG?
O conceito surgiu em meados de 2004, no relatório Who Cares Wins, resultante de uma iniciativa da ONU envolvendo vários países, que visava definir diretrizes globais para boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.
Na época, Kofi Annan, secretário-geral da ONU, questionou os CEOs das 50 maiores instituições financeiras como cada uma poderia incluir atividades efetivas para unir critérios ambientais e o capital financeiro.
Basicamente, o termo ESG vem do inglês Environmental, Social and Governance e no português se traduz para ambiental, social e governança. O conceito está diretamente vinculado à missão e à atuação de empresas que desejam transformar o mundo em um lugar melhor, respeitando normas ambientais e administrativas.
Por isso, entender e colocar em prática o que é ESG já não é mais uma opção, e sim uma necessidade. Os negócios que querem prosperar no mercado atual precisam valorizar os critérios de ESG para ganhar competitividade.
Pensando nisso, o estudo Total Societal Impact: A New Lens for Strategy realizado pelo Boston Consulting Group destacou que as empresas que criam iniciativas ESG conseguem aumentar seu valor de mercado e sua margem de lucro.
Isso quer dizer que adotar este conceito é alinhar sua empresa com o presente e colocá-la em direção a um futuro promissor. Continue a leitura e descubra como implantar o conceito na sua empresa.
Como implantar práticas para tornar minha empresa ESG?
Se você busca colocar sua empresa em direção ao futuro, é preciso implantar práticas que a direcionem. Confira abaixo 6 passos para se tornar uma empresa ESG:
1. Entenda o conceito e a amplitude do ESG
O primeiro passo, antes de tudo, é compreender o que é o ESG, os critérios e práticas que ele envolve.
Para aplicá-lo na sua empresa, é necessário envolver todos os colaboradores, gestores, prestadores de serviço e parceiros, pois só assim a estratégia pode ser implementada de forma integral na sua organização.
2. Crie um conselho de ESG
O segundo passo, depois de definir as estratégias, é escolher quem serão os responsáveis por guiar as práticas definidas. Para isso, é interessante criar um conselho de ESG, com representantes de diferentes setores do negócio.
Após a escolha, é preciso definir as responsabilidades de cada um, metas, objetivos e prazos de implementação da estratégia.
3. Escolha parceiros com ideais parecidos
Se você deseja implementar o ESG na sua empresa, é imprescindível que também escolha parceiros e investidores que já sigam os critérios. Afinal, o ESG deve atuar como uma cadeia, em que todos façam parte e entendam a importância dessa escolha.
4. Crie novas práticas e indicadores
Depois de conhecer quais práticas sua organização já pratica com relação ao ESG, é hora de definir novas estratégias e indicadores. Este é o momento perfeito para colocar em prática as ideias do Conselho de ESG.
Faça uma lista com aspectos que fazem sentido para o seu negócio e crie um cronograma completo de implantação dessas atividades. Vale lembrar que ele deve conter objetivos e mensuração de resultados.
5. Conscientize os colaboradores
Para ter uma gestão ESG de sucesso é preciso que você realize ações de conscientização para todos os colaboradores. Afinal, isso facilita a implementação da estratégia e cria uma consciência coletiva da empresa voltada para o meio ambiente.
6. Invista em transparência
Mantenha um acompanhamento periódico das metas e dos indicadores e repasse os resultados para a equipe ver os progressos conquistados. Essa iniciativa é fundamental para manter a motivação em todas as metas.
Isso acontece porque a transparência nesse repasse de resultados demonstra o comprometimento da sua empresa e valoriza sua imagem no mercado, agregando mais valor aos olhos dos consumidores e investidores.
Conheça as vantagens de uma empresa ESG
As vantagens de adotar as práticas de ESG refletem diretamente no dia a dia da sua empresa. Isso porque além de impactar o meio ambiente, essas atividades são capazes de unir o desenvolvimento econômico do seu negócio à sustentabilidade.
Confira alguns desses benefícios dessa implantação:
- Conquistar resultados financeiros melhores;
- Valorizar a imagem da empresa no mercado nacional e internacional;
- Ganhar mais confiança dos investidores;
- Fidelizar os clientes a marca por meio do compartilhamento de valores;
- Controlar possíveis riscos, se antecipando a eles;
- Aumentar a competitividade no mercado.
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