Gatilhos Mentais: o que são e como influenciam sua empresa

Pare e pense um minuto: quantas escolhas você faz por dia? Um estudo da Cornell University aponta que, só em relação à alimentação, são cerca de 226. Agora imagine utilizar recursos para influenciar e facilitar a tomada de decisão do seu cliente.

O cérebro se relaciona com o mundo à nossa volta por meio de estímulos e alguns deles são responsáveis por influenciar diretamente nossas decisões: os gatilhos mentais. Mas não se assuste, a base dos gatilhos está na psicologia. Vamos entender juntos:


O que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são estímulos que influenciam nosso comportamento. Por meio de reações psicológicas em nossa mente, os gatilhos mentais podem provocar sensações de desejo, necessidade, empatia, repulsa e outros sentimentos responsáveis por nos levar a uma determinada ação.

Note que, a todo momento, você está fazendo escolhas. Seja em decisões mais simples, como amarrar os sapatos, ou em decisões complexas, como “Qual investimento fazer?”.

Este excesso de escolhas cansa seu cérebro e faz com que ele comece a tomar decisões por conta própria, sem chegar ao seu consciente. Essas decisões são os gatilhos mentais. Eles ajudam a estreitar a enorme quantidade de possibilidades e caminhos abertos em nossa mente.

A Influência dos gatilhos mentais na sua empresa

O gatilho mental de uma pessoa pode ser ativado por diferentes motivos, até mesmo através de um ou mais dos cinco sentidos. Essa linguagem ajuda a esclarecer o comportamento humano enviando estímulos (desde palavras até imagens) que provocam reação no ouvinte.

Por isso, uma combinação ideal desses aspectos é capaz de despertar o desejo de compra imediata do produto ou serviço da sua empresa. Basicamente, os gatilhos vão te auxiliar na área comercial, influenciando seus compradores e investidores de forma positiva, garantindo uma boa impressão da sua marca.

Além de impactar diretamente os seus resultados e a posição da sua empresa no mercado, os gatilhos mentais trazem uma série de benefícios, como:

  • Aumento da quantidade de vendas por parte da empresa;
  • Aumento do ticket médio por cliente;
  • Redução do custo por lead e do custo por venda;
  • Redução do custo de aquisição de cliente (CAC);
  • Agilidade na conversão do cliente para compra.

Principais gatilhos mentais

Existem inúmeros gatilhos mentais que podem acionar pontos específicos do cérebro e influenciar pessoas de diferentes formas. Chegou a hora de conhecer alguns deles:

Significância
O ser humano gosta de se sentir significante. Quando somos percebidos, ouvidos e valorizados, nos sentimos únicos e importantes.

Aplicar este gatilho mental no seu negócio é um passo importante para mostrar que, para a sua empresa, a pessoa não é apenas mais um nome na lista de contatos. Adote ações de personalização e esteja preocupado com seu cliente.

Novidade

Ao ouvirmos uma novidade, nosso cérebro automaticamente cria expectativas e abre um espaço de imaginação e espera por aquilo. Este é o nosso ímpeto de gostar do que é novo e projetar possibilidades positivas.

Por isso, algumas empresas costumam utilizar o gatilho da novidade como uma forma de gerar suposições e engajamento, seja anunciando lançamentos ou mudanças importantes.

Prova social

O gatilho da prova social mostra que somos seres sociais, vivemos em grupos e queremos nos fazer parte deles. Este gatilho faz referência ao sentimento de pertencimento, seja em um grupo social ou, até mesmo, com pessoas que compraram da sua empresa e ficaram satisfeitas.

Confiança
Confiança é a base de qualquer relacionamento. Se as pessoas não confiarem na sua marca, elas não vão se aproximar e muito menos comprar de você. Por isso, quando se trata de negócios, esse é um dos gatilhos mais importantes.

Seu público precisa acreditar que vai receber o produto ou serviço que comprou, e que suas expectativas vão ser atendidas de forma satisfatória. Por isso, é importante construir uma relação na base da transparência.

Autoridade
Construir autoridade em seu nicho é uma das melhores formas de conquistar os clientes. Este gatilho mental mostra que damos mais credibilidade para quem é reconhecido como autoridade em um grupo. É preciso construir relações e ganhar a confiança das pessoas.

Escassez
Se o benefício é escasso, é preciso aproveitar logo. Quando as pessoas percebem que alguma coisa está acabando, elas correm para não perder a chance. Por isso, o gatilho da escassez é um dos mais usados.

Na sua empresa, esse gatilho pode ser usado para estimular as pessoas a decidirem sobre uma compra ou investimento. Dizer que há poucos produtos em estoque ou que as vagas são limitadas, são exemplos de aplicação.

Reciprocidade
O gatilho da reciprocidade mostra que o ser humano gosta de retribuir o que recebe. As empresas, por exemplo, oferecem benefícios a seus clientes sem custo aparente, na expectativa de que, por reciprocidade, o cliente se sinta mais propenso a fazer negócio.

Quando usar gatilhos mentais?

Não basta conhecer os gatilhos mentais se você não aplicá-los de forma estrategicamente correta. É preciso descobrir quando e onde utilizá-los, para que tenham o efeito esperado. Confira dicas a seguir:

Página de Vendas
A página de vendas tem o objetivo de apresentar seu produto, seus benefícios, características e outros motivos para influenciar seu consumidor a efetuar a compra. Por isso, ela é um ótimo lugar para os gatilhos mentais serem utilizados, afinal, se a pessoa está ali, ela já possui uma intenção de compra.

Conteúdo

A oferta de conteúdo é uma forma eficaz de gerar novos leads para a empresa. Por isso, um ótimo lugar para utilizar os gatilhos mentais são nos conteúdos que sua marca produz, como artigos de blog e redes sociais.

E-mail marketing
O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para gerar potenciais clientes para a sua empresa. Usar os gatilhos mentais no assunto e corpo do email chamam a atenção e despertam a curiosidade do consumidor para a sua comunicação.

Landing Pages
Essa ferramenta é totalmente dedicada a levar o visitante do seu site a realizar uma ação, seja ela baixar um material, se inscrever na newsletter ou realizar uma compra. Com isso, você utiliza os gatilhos mentais para coletar dados e realizar conversões pertinentes para sua empresa.

Quer descobrir mais ferramentas que influenciam os resultados da sua empresa? Acompanhe nossos próximos conteúdos por aqui.