Quando um negócio nasce com um líder sem clareza do que deseja, qualquer resultado serve. Segundo o Sebrae, 24,4% das micro e pequenas empresas foram fechadas em menos de dois anos após suas aberturas. Para a instituição, um dos principais motivos dessa crise é a falta de direcionamento de líderes e gestores.
Nessa perspectiva, um líder deve ser alguém que une a equipe e é capaz de orientar um objetivo comum, definindo as metas, o ritmo e a cultura dentro da empresa. Por isso, essa postura é esperada principalmente de você, empreendedor que está à frente do próprio negócio.
Ter clareza dos seus objetivos como dono ou sócio é vital para saber o quão perto você está do próximo passo a ser conquistado. Afinal, é assim que sua empresa consolida uma estratégia a ser seguida, como uma bússola que guiará o caminho da sua liderança rumo ao sucesso.
Confira agora 6 perguntas que vão guiar você para alcançar os objetivos da sua empresa e melhorar suas soft skills (habilidades comportamentais). Chegou a hora! Pegue uma caneta e um papel e vamos fazer uma autoanálise, anotando suas conclusões sobre os seguintes pontos:
1 – Onde quero chegar?
Uma empresa ou um líder sem objetivos é como um barco à deriva. Por isso, é preciso ter em mente onde você quer chegar a todo tempo, para não se perder pelo caminho e acabar fechando as portas. Reflita:
- Quais são os seus maiores sonhos para a carreira e a vida pessoal?
- Como deseja estar daqui um, cinco ou dez anos?
- Quais partes da sua vida geram satisfação ou insatisfação?
Reforçar os lugares que você quer ocupar é o primeiro passo para começar a solidificar sua visão de futuro e crescimento.
2 – Por que quero chegar?
Depois de entender onde, é preciso entender o que te motiva a chegar lá. A razão que te move a fazer o que faz. Cada pessoa tem as suas próprias motivações, de acordo com os seus sonhos e realizações durante a vida, e descobrir qual a sua é essencial nesse processo.
Agora é a hora de entender se o seu propósito está alinhado com as suas metas. Para isso, faça algumas perguntas como:
- Por que quero dar esse passo?
- Isso é viável para mim e minha empresa?
- Por que esse objetivo me beneficiará?
- Como será o processo?
- E o mais importante… você será um líder feliz nessa posição?
3 – Como quero chegar?
Este é o caminho que você vai traçar para alcançar seus objetivos, é, basicamente, a sua estratégia para atingir suas metas. Aqui, você precisa elencar o conjunto de ações que você precisará para chegar onde quer.
Toda liderança precisa de direcionamento. Coloque na ponta do lápis tudo que é necessário: sejam ferramentas de gestão, cursos de capacitação ou investimentos financeiros. A partir disso crie um planejamento estratégico com passos detalhados em cada etapa.
4 – Quem vai me acompanhar?
Escolher o time que vai te ajudar a realizar seu sonho é uma das decisões mais difíceis e complexas a se tomar, já que as pessoas que convivemos influenciam diretamente em nossas vidas e nosso trabalho.
Prefira se manter próximo de pessoas que te inspirem a crescer e que estejam dispostas a crescer junto com você. Invista em seus colaboradores e crie boas relações interpessoais que te ajudem com o seu propósito.
5 – Como preciso me desenvolver para isso?
Não existem fórmulas mágicas para alcançar o sucesso no empreendedorismo. Cada negócio é único e o próprio empreendedor terá de encontrar o seu caminho. Por isso, a busca por conhecimento deve ser constante.
Investir na sua própria capacitação irá ajudar a definir o futuro da liderança do seu negócio, além de ampliar a sua rede de relacionamento com as pessoas. Para estimular seu conhecimento, invista em:
- Cursos de capacitação;
- Estudos em inovação na sua área;
- Podcasts de todos os tipos e temas;
- Networking com pessoas de diferentes áreas.
6 – Como vou me manter focado nesse objetivo?
Para guiar ainda mais sua liderança e manter o foco nas suas metas finais, procure estabelecer métricas. Elas permitem que você garanta que está no caminho e conseguirá os resultados esperados dentro do prazo estipulado.
Mas fique tranquilo… todo barco pode mudar seu curso. Caso seja necessário, reavalie e crie novos caminhos e soluções para chegar onde você sonhou.
Quer conferir mais dicas como essas? Acesse nossos últimos conteúdos e fique por dentro dos assuntos mais importantes do mundo corporativo.