Descubra o que são soft skills e por que elas são tão importantes para uma boa liderança no futuro!
Foi-se o tempo em que líderes na verdade eram chefes autoritários, donos do tempo dos colaboradores e vilões do bem-estar empresarial. Hoje em dia, muito se fala sobre felicidade no trabalho, produtividade saudável e saúde mental. Uma coisa é certa: gente feliz não só produz mais como produz melhor, e por isso um bom líder é aquele que escuta e alcança resultados junto com o time.
Por isso, o uso das soft skills é algo cada vez mais exigido no mundo corporativo. Estas são habilidades interpessoais, de natureza emocional e comportamental que podem (e devem) ser desenvolvidas com o tempo. Engana-se quem pensa que as soft skills são coisas do futuro: na verdade elas estão presentes em todos os perfis profissionais do mercado, ainda que os indivíduos não saibam disso.
Por isso, conheça quais serão as soft skills mais exigidas do mercado nos próximos anos:
1. Inteligência Emocional
Esta habilidade permite que o líder compreenda suas próprias emoções e as de sua equipe através da escuta, da serenidade e da empatia. Um gestor com essa soft skill é capaz de lidar com as adversidades do dia a dia, de receber e implementar feedbacks eficazes e de lidar mais facilmente com os demais problemas da empresa.
2. Aprendizagem contínua
Um bom líder é aquele que ama aprender e que não se conforma com o conhecimento que já tem. Além de demonstrar humildade e abertura a novas experiências, ele também motiva sua equipe a evoluir constantemente.
3. Capacidade de inovação
Com o tempo passando cada vez mais rápido e as informações chegando em segundos, a capacidade de inovação de um líder deve ser acima da média. Ele deve estar sempre inovando e aplicando novas ações para obter resultados diferentes do que já tem. Essa cultura, que é muito presente no dia a dia das startups, deveria ser adotada por todos os líderes do mercado. Além disso, inovar requer uma outra soft skill: criatividade. Pode parecer desafiador conciliar tudo isso, mas uma coisa é certa: quanto mais se pratica, mais automático isso se torna.
4. Resolução de conflitos
O mundo corporativo tem mudado muito, mas ainda sim há uma enorme pressão nos ombros dos líderes para atingir resultados. Isso, inevitavelmente, faz com que surjam situações e conflitos no ambiente de trabalho, e por isso o líder deve ser expert em gerenciar conflitos. Além de saber separar o pessoal do profissional, o gestor também deve manter uma comunicação alinhada e um bom clima organizacional, valorizando a contribuição de cada um.
5. Comunicação e assertividade
Um bom líder não é aquele que convoca mil reuniões, mas é o que sabe aproveitar o tempo dos colaboradores elaborando planos de ação práticos. Para que isso seja possível, é imprescindível uma comunicação clara e assertiva na hora da delegação de tarefas. Isso, além de ajudar o líder a gerenciar expectativas, o ajuda também a compreender o potencial e as limitações de todo o time.
As cinco soft skills acima caracterizam a atuação do líder do futuro. Hoje em dia, as habilidades comportamentais já atuam junto às capacidades técnicas, o que permite às empresas uma melhor performance na gestão de pessoas.
E você, líder, já tem seguido essas dicas na gestão da sua empresa? Se não, aproveite para implementá-las agora mesmo e compartilhe-as para que mais e mais pessoas fiquem por dentro do assunto!