Manual do empreendedor iniciante: Faça já seu checklist!

Se você está lendo este manual, é porque, provavelmente, você já pensou em largar tudo e abrir seu próprio negócio. Aventurar-se na vida de empreendedor iniciante é sem dúvidas um desafio que precisa ser encarado com calma. Empreender tem sim benefícios incríveis, mas é necessário ter em mente algumas respostas que podem guiar você nessa trajetória.

Começar, testar e ir se jogando é muito importante, mas primeiro você precisa ter um Norte para fazer isso da melhor maneira, que te custe menos tempo e te traga mais dinheiro!

Para ajudar você com essa questão, resolvemos criar um checklist com 10 decisões fundamentais para quem é empreendedor iniciante. Confira!

1- Entenda o segmento do seu negócio
Com um mercado amplo e saturado, é preciso desenvolver produtos ou serviços diferenciados, que agreguem valor à vida das pessoas. Nessa hora vale abrir o bloco de notas e listar as 5 marcas ou empreendedores que você mais admira.

Oriente-se por perguntas do tipo:

“Qual necessidade do mercado a minha empresa atenderá?”
“O que eu quero que seja entregue para o meu cliente”?

As respostas irão te ajudar a criar um negócio estruturado, viável e escalável.

2- Elabore um plano de negócios
Um dos principais erros cometidos por empreendedores iniciantes é a falta de planejamento na hora de conduzir a empresa. Por isso, a elaboração de um plano de negócios é de extrema importância, pois define a estrutura da sua empresa, além de incluir planejamentos financeiros com valores investidos, capital de giro e previsão de lucro.

Estruturar logo no início o que poderá ser gasto com itens como equipamentos, funcionários, marketing e outros irá te ajudar a evitar contratempos e usar seu dinheiro de forma inteligente.

3- Busque conhecimento e capacitação
Todo empreendedor iniciante precisa percorrer um longo caminho até o sucesso. Estar atento ao mercado e ao que te espera é a chave para driblar a concorrência, se sobressair e se tornar um empreendedor de sucesso.

Continue sempre buscando conhecimento e invista em cursos de capacitação. Eles irão te ajudar a entender os desafios da rotina empreendedora e a aprender como identificar e solucionar problemas de maneira rápida, econômica e eficaz.

4- Análise o mercado e a concorrência
Essa é uma análise meticulosa sobre a situação do ramo de negócio em que sua empresa está inserida. Afinal, todo empreendedor precisa conhecer os aspectos do mercado, para definir um alvo e posicionar-se de maneira estratégica.

Já a análise competitiva, é uma forma de determinar quais são os concorrentes diretos e indiretos do seu negócio. Faça uma lista de critérios semelhantes como: produto ou serviço; preço; forma de divulgação; e locais de atendimento.

5- Defina metas e objetivos
Após pesquisar diversos aspectos sobre o seu mercado de atuação, a sua empresa e o contexto em que ela está inserida, chega o momento de listar as metas e objetivos possíveis para o seu negócio dentro de um prazo específico.

Pontos como meta de faturamento, quantidade de vendas desejadas e objetivos de comunicação são definidos aqui e, a partir deles, você deverá montar a sua estratégia e alinhar os próximos passos.

6- Organize as finanças
Para ter controle das finanças e do lucro que seu negócio irá gerar, é necessário definir seu pró-labore e dos sócios, que deverá ser retirado na mesma data de pagamento dos colaboradores.

É muito importante o empreendedor distinguir as contas, pois a retirada frequente de dinheiro do caixa da empresa pode prejudicar muito a saúde financeira dela.

7- Mantenha capital de giro suficiente
Saiba quanto você precisará ter de dinheiro para manter as despesas por um ano. Nos primeiros meses, período de adaptação ao mercado, não há entrada expressiva de dinheiro no caixa, planeje-se para este momento.

8- Foque no Fluxo de Caixa
Outro ponto que deve ter uma atenção especial é o fluxo de caixa do negócio, pois é através dele que você consegue saber quanto de dinheiro entra e sai do total de transações.

Conhecendo bem seu fluxo de caixa é possível saber onde é o ponto de equilíbrio da empresa e, assim, saber como administrar melhor as suas contas a pagar e a receber.

9- Faça investimentos
A maioria dos empreendedores iniciantes não sabem por onde começar os investimentos. Por isso, é necessário identificar corretamente em quais áreas da empresa você deve investir primeiro.

Lembre-se: Marketing e Recursos Humanos devem ser priorizados, pois estão ligados à captação de clientes e capacitação de funcionários, fatores decisivos para o sucesso do seu negócio. Em seguida, quando você se solidificar no mercado, poderá investir também em outras áreas.

10- Invista em uma consultoria qualificada
Empreender não é fácil, e cumprir esta tarefa sozinho é mais complicado ainda. Contratando uma consultoria empresarial, como a Binari, você terá acesso a profissionais altamente especializados, com o preparo adequado, sem a necessidade de formar grandes equipes em algumas áreas, se livrando de seu respectivo custo trabalhista, para te ajudar a estruturar um negócio sólido e inovador.

Gostou das dicas para se tornar um empreendedor iniciante de sucesso? Acompanhe nossos próximos conteúdos por aqui.