Um dos primeiros passos na hora de abrir uma empresa é a elaboração de um modelo de negócio. Isso porque é esse modelo quem dará forma ao que sua empresa fará!
É a partir dele que todas as principais ações do seu negócio serão observadas e documentadas. Ele te ajudará, inclusive, a entender os principais aspectos do seu empreendimento e garantirá que todos eles estejam alinhados a seus objetivos e metas.
Agora chegou a hora de entender todo o processo em torno de um modelo de negócios de sucesso e aplicá-lo na sua empresa.
O que é um modelo de negócios?
O modelo de negócios é a forma como que sua empresa gera e entrega valor para os seus clientes. Basicamente, é a estruturação dos elementos e etapas que compõem a forma com que a sua empresa faz o que faz.
Neste documento o empreendedor deve esclarecer suas atividades, formando as primeiras definições do seu negócio, como:
- o produto que será oferecido;
- o método de produção;
- qual o seu público-alvo;
- quais serão as fontes de receita da empresa.
A partir dessas informações, é possível traçar outros planejamentos importantes para dar início às suas atividades com maior segurança e eficiência. Embora toda organização deva ser construída em cima de um modelo de negócio ideal é preciso não confundi-lo com a estratégia do empreendimento.
Um modelo de negócio explica como cada uma das partes da sua empresa vai interagir entre si, não levando em conta a competição. Essa parte é o trabalho da estratégia, montada normalmente no Plano de Negócios.
Enquanto um Plano de Negócios pode chegar a ter 50 páginas e você precisa de horas para compreender tudo, o modelo de negócio é simples e possível de entender em poucos minutos.
Tipos de modelo de negócios
Depois de descobrir o que é modelo de negócio, é hora de conhecer os tipos de modelo de negócio e escolher o ideal para sua empresa. Como existem vários disponíveis no mercado, você pode conhecer alguns deles abaixo:
1. Franquia
Esse é um dos modelos mais tradicionais de negócio, responsável pela comercialização e expansão do direito de uso de uma patente, infraestrutura ou marca.
Essa estratégia permite que empreendedores comecem já com uma estrutura sólida e reconhecida, além de processos testados e padronizados. As mais conhecidas no país são as internacionais Subway e McDonald’s.
2. B2B
A sigla é uma abreviação de business to business e é utilizada para identificar empresas que negociam com outras empresas um produto ou serviço. Um negócio B2B pode comercializar softwares, maquinários, mão de obra, matérias-primas e terceirizar serviços para diversos setores do mercado.
3. Economia colaborativa
Esse é o modelo de negócio do momento e que mais cresce atualmente. É nele que se baseiam empresas de tecnologia disruptiva, como Airbnb, iFood, Rappi e Uber. É simples e tem a capacidade de gerar oportunidade de renda extra para outras pessoas, basta se cadastrar na plataforma para poder trabalhar a hora que quiser.
4. Assinatura
Esse modelo é mais utilizado no mercado de entretenimento, guiando empresas como a Netflix e Disney Plus, que lançam novas séries e filmes todos os meses. Nele, uma empresa concede seu serviço ou produto em troca do pagamento de uma taxa, que pode ser mensal, anual, semestral, dentre outras.
5. SaaS
SaaS ou Software as a Service é um modelo de negócios em que as organizações desenvolvem softwares e distribuem como serviço através de plataformas na internet. Elas são muito associadas ao modelo de assinaturas, o Spotify e a Netflix são um exemplo.
6. Outsourcing
Em tradução literal Outsourcing significa “uma fonte de fora”, esse termo é utilizado para definir a terceirização de serviços. Ou seja, uma empresa terceriza parte de seus serviços para outra organização.
7. B2C
O Business to Consumer, ou “Negócio para Consumidor”, é talvez o modelo mais replicado pelas empresas. No B2C, o produto ou o serviço é vendido diretamente para os clientes pessoas físicas, como Carrefour e Extra, por exemplo.
Como escolher o modelo de negócios ideal para sua empresa
O primeiro passo para conquistar seu modelo de negócios ideal é ter em mente qual a sua ideia. Em seguida, imagine quem é o comprador ideal e faça uma pesquisa de mercado detalhada para entender se as pessoas realmente se interessam pelo que você pretende oferecer.
Em seguida, faça um mapa ou organização visual para setorizar cada ponto importante, nesse caso, ferramentas como o Business Model Designer, Sebrae Canvas ou Canvanizer, podem te ajudar a ter mais clareza sobre o que é ideal para sua empresa.
Independente do seu modelo de negócio, a Binari pode te ajudar a colocá-lo nos trilhos. Entre em contato conosco e não deixe de conferir nossos próximos conteúdos.