O unicórnio é uma criatura que possui múltiplos significados, sempre relacionados à mitologia e com um ponto em comum: a sua raridade. Porém, em 2013, o conceito também passou a fazer parte do mercado financeiro.
Você, empreendedor, talvez não saiba. Mas o seu objetivo é, justamente, criar um unicórnio. Basicamente, empresas unicórnios são aquelas que atingem uma valorização de 1.000 milhões de dólares com tecnologia e sem ter presença na bolsa.
Em 2021 o Brasil ganhou 10 unicórnios, o recorde de criação em um ano, acompanhando um volume também recorde de investimento em negócios escaláveis, inovadores e tecnológicos fundados no país. Ao todo, existem 24 unicórnios brasileiros, dentre eles o aplicativo de transporte 99 e a gigante NuBank.
Tornar-se uma empresa unicórnio é um feito bastante difícil e não acontece com tanta velocidade. Pelo contrário, muitas tendem a não sobreviver aos primeiros anos, mesmo após receberem investimentos milionários. No entanto, existem alguns fatores que guiam este sucesso e podem te ajudar a se destacar no mercado:
– As redes sociais são grandes aliadas
Quem não é visto, não é lembrado. Por isso, empresas unicornios utilizam o Facebook, Twitter, Instagram e outros meios para reforçar sua comunicação, amplificando sua mensagem e causando impacto em seu público-alvo.
– O cliente sempre deve estar no centro
Esse tipo de empreendimento adota a estratégia comercial Consumer Centric, ou seja, têm o cliente em mente antes (ideação), durante (manufatura) e depois (pós-venda). Enquanto negócios antigos valorizavam apenas o produto, os unicórnios vieram para valorizar e proporcionar uma verdadeira experiência de compra.
– É preciso ter estratégia
As boas startups nascem com uma mentalidade global e seguem uma estratégia Get Big Fast para, como o próprio nome indica, se tornarem grandes da forma mais rápida possível. Apostar na internacionalização e contar com um modelo escalável são elementos fundamentais para atingir esse objetivo.
– Invista em diversidade
Unicórnios são organizações multidisciplinares e multiculturais. Por isso, montam equipes com perfis profissionais distintos e que permitem a geração de ideias diferentes e disruptivas. Além disso, são empresas jovens que valorizam o talento e a criatividade.
– A incerteza é parte do dia a dia
Aprender a conviver com os altos e baixos te ajuda a desenvolver resiliência, o que é necessário para lidar com a rotina empresarial. Todo empreendedor sabe que ter um negócio sempre será um desafio, aceitá-lo é o primeiro passo.